Comprar ou alugar um imóvel?

Allan Cardoso • jun. 04, 2021

Comprar ou alugar um imóvel?


Na condição de assessor de investimentos imobiliários, uma das dúvidas mais frequentes dos meus clientes é: o momento é bom para comprar ou alugar um imóvel? Seja para moradia ou investimento, antes de tudo, eu acho necessário alertar para uma situação que é comum. Alheios ao cenário do mercado e à crise econômica, e na pressa para realizar o sonho da casa própria, muitos acabam entrando numa situação que é na verdade uma armadilha. Fazem financiamentos longos, com juros altíssimos e sem nenhum planejamento, combinação que, em um futuro próximo, irá comprometer a situação financeira de qualquer um. E para evitar dores de cabeça desse tipo, principalmente em momentos de crise, é recomendável avaliar a situação sob o ponto de vista financeiro: comprar ou alugar um imóvel? Quando uma dessas duas opções é um bom negócio?


No momento, faço a seguinte avaliação: as construtoras estão com estoque, a população não tem dinheiro e os juros para financiar estão ótimos. Tudo isso junto cria um ambiente que ótimo para vender ou comprar financiado em longo prazo. No entanto, é bom para quem pode adquirir um imóvel à vista ou dar um valor de entrada maior. Mas acontece que poucos podem comprar uma propriedade à vista. Logo, temos uma situação adversa para a maioria. Mas isso também não significa que a hora não é boa para investir no setor imobiliário. Na verdade, significa que é preciso saber investir. Eis a diferença! Para ilustrar melhor, vejamos as situações:


Quando alugar um imóvel é melhor?


Depende de muitos fatores. Muita gente acredita que o valor pago em um aluguel significa dinheiro jogado fora. Não é bem assim. às vezes isso pode fazer sentido, pois trata-se de um dinheiro que não é aplicado – ou seja, que não volta. Mas, digamos que você tenha um capital para investir ou simplesmente pagar à vista ou dar uma boa entrada em um imóvel para realizar o sonho da casa própria. Você tem certeza de que esse capital investido lhe trará lucro depois? Você estudou detalhes relacionados à valorização do imóvel ou se a renda com aluguel compensará o dinheiro investido? Já parou para pensar que, em momentos de desvalorização, se você alugar um apartamento com as mesmas condições e características, a um valor considerado viável, você pode aplicar a renda que sobrou em uma modalidade de investimento que seja melhor no momento, como Tesouro Direto ou Fundos Imobiliários? 


Há outras vantagens além dessas questões. Para quem viaja muito a trabalho, por exemplo, morar de aluguel tem outros benefícios, como a maior flexibilidade em relação à mudança – você pode muito bem morar um ano aqui, outro ali – e, já que não é o proprietário, não precisará gastar dinheiro com reformas. 


Eu sei que pode soar estranho dizer que morar de aluguel pode ser melhor, colocando de lado o sonho da casa própria. Mas, a depender do momento, uma escolha temporária como essa pode ser financeiramente inteligente. Portanto, às vezes é melhor esperar um pouco mais, estudar melhor e analisar as possibilidades antes de tomar uma atitude que significará ou a realização de um sonho ou dores de cabeça. O que é preciso ter em mente é: alugar pode ser a melhor alternativa para você aplicar o seu dinheiro, em vez de gastá-lo em um imóvel sem potencial de valorização; ou se você pretende investir o seu dinheiro nele.


Quando comprar um imóvel é melhor?


Em primeiro lugar, temos aqui uma situação de realização pessoal. Comprar a casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. E, de fato, trata-se de uma grande satisfação por vários fatores: é seguro e proporciona uma maior tranquilidade, pois se trata de um bem que é seu e não pode ser tomado. Além disso, você não precisa prestar contas a ninguém com relação aos detalhes como decoração e acabamento. 


Agora, se você tem o olhar para os negócios, com certeza ficará atento a uma das principais vantagens da casa própria: se o mercado se encontra em um momento de valorização, o seu imóvel, caso desejado, poderá lhe proporcionar uma renda maior do que o que foi aplicado. E a situação é a seguinte: atualmente, existe uma crise sanitária em busca de controle no mundo e, há uma oferta de imóveis desocupados por falta de pagamento do aluguel ou financiamento e muitos proprietários precisaram vender suas casas. Logo, quem tem dinheiro disponível no momento para comprar à vista ou dar uma boa entrada, que diminua o prazo do financiamento, possivelmente irá realizar um bom negócio. 


Não que financiar em longo prazo seja sempre um mau negócio. O que eu quero dizer é que depende de vários fatores. Mas fuja da situação que eu coloquei acima: financiamento longo, juros altos e sem planejamento. O momento pede justamente o contrário. E também porque é preciso ser pragmático e fugir da seguinte ilusão: se eu entrar num financiamento, a casa é minha. Errado! Quando se financia um imóvel, você de fato está indo na direção de realizar o seu sonho da casa própria. Mas é preciso ter a noção de que, durante o financiamento, o imóvel não é seu, mas do banco. Ou seja, assim como quando se aluga, quando você financia, você é um inquilino, só que do banco. 


Conclusão: contrate um assessor de investimentos imobiliários!


Portanto, estude o mercado, faça um planejamento e busque opções. Se o momento está ruim para uns, está bom para outros. Se você tem dinheiro em caixa e quer comprar ou fazer um investimento, a hora é boa tanto para comprar, quanto para alugar. Mas a minha principal dica é: CONTRATE UM ASSESSOR DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS! Tenha em mente que esse tipo de ação irá representar para você um investimento, e que isso lhe proporcionará aplicar o seu dinheiro da melhor forma possível, seja qual for a sua intenção: realizar o sonho da casa própria ou investir.

Share by: