Os cinco passos para se tornar um corretor de imóveis na Florida

Allan Cardoso • jun. 04, 2021

Os 5 passos para se tornar um corretor de imóveis na Flórida

Inicialmente, trabalhar nos EUA exige licença para o exercício de qualquer profissão. Principalmente em relação às atividades que envolve contato com público. O ponto de partida para se tornar corretor imobiliário na Flórida é o site do DBPR – Department of Business Professional Regulation (Departamento de Negócios e Regulamentação Profissional, em tradução livre), entidade que regula e fiscaliza atividades e estabelecimentos, além do mercado imobiliário da Florida. O DBPR possui um aplicativo, disponível através do iTunes ou Google Play, onde é possível verificar as atividades que exigem licenças. Também no site do DBPR existe um link explicando o que é preciso fazer pra conseguir uma licença de corretor de imóveis nos EUA. Mas, basicamente, é preciso seguir seis etapas:


01. Ter SSN (Social Security Number)


Trata-se do CPF nos EUA. Para tirar essa documentação, não é necessário ser cidadão americano, mas é preciso ter no mínimo 18 anos de idade, possuir diploma de ensino médio, viver nos EUA e ter endereço fixo. Outras formas de se conseguir o SSN são: casando-se com um americano ou com alguém que tenha o green card; fazendo faculdade nos EUA; ser contratado como trabalhador estrangeiro; abrir empresa nos EUA; ou através do programa de investimentos voltado para pessoas físicas EB-5. O programa garante a concessão do green card ao investidor que realizar aporte mínimo em dólares (US$) em uma entidade empresarial com fins lucrativos dos EUA e com capacidade de geração de pelo menos X empregos em áreas pré-determinadas pelo governo.


02. Pré Curso de Agente Imobiliário (Pre-license Real Estate Class)


Em seguida, a outra exigência para exercer a atividade de corretor de imóveis nos EUA é completar 63 horas obrigatórias em um dos cursos credenciados, chamados de Pré Curso de Agente Imobiliário (Pre-license Real Estate Class). São cursos com carga horária que muitas vezes duram um dia inteiro e preparam os profissionais para uma avaliação estadual, onde será preciso acertar 70% das questões.


03. Aprovação do DBPR e do FBI

Outro requisito é ser aprovado pelo DBPR da Flórida para, em seguida, prestar o exame estadual. Neste momento, as impressões digitais serão tiradas para que o FBI investigue os antecedentes criminais do candidato. Será preciso também preencher um formulário e enviar a documentação necessária com o pagamento da taxa. Para ser aprovado, é preciso apenas que o candidato não tenha antecedentes criminais ou qualquer histórico de envolvimento comprovado em atividades ilegais e de fraude. Caso contrário, a petição será negada.


04. Exame estadual


O passo seguinte é agendar, realizar e passar no exame de licenciamento estadual. Trata-se da prova do Real Estate Sales Associate, organizada pelo Instituto Pearson Vue. Apenas 40% dos candidatos conseguem passar de primeira. Para tanto, é preciso pagar cerca de U$ 31,00 e levar a documentação que comprova que o candidato passou no teste do curso de 63 horas. A prova é realizada em um computador e são cerca de 100 questões. Para entrar, o candidato não pode levar nenhum tipo de material e deve usar apenas a roupa do corpo. A nota de corte é 75. O resultado sai na hora e, em caso de desclassificação, o candidato pode pagar e agendar uma nova data para fazer a prova.


05. Ativar a licença


Para ativar a licença, é preciso filiar-se a um escritório de corretagem licenciado, conhecidos como como broker. O broker irá funcionar como uma espécie de mentor. Por isso, é preciso escolher com atenção e analisar todas as possibilidades de treinamento e suporte que eles oferecem. Os brokers são donos de imobiliárias que possuem licenças de corretores e ganham comissão em cima das vendas desses corretores. Com a licença ativada, pode-se começar a trabalhar. E para se tornar um broker é preciso ter licença de corretor por mais de dois anos e passar na prova estadual para brokers, após frequentar um curso de duas semanas.


Share by: